jueves, 11 de noviembre de 2010

Paradela...dela...dela...dela


10 de novembro de 2010

A freguesia da Paradela situa-se no extremo ocidental do concelho de Mogadouro, mesmo no limite com o vizinho município de Alfândega da Fé. O toponómio paradela é da mesma família de Parada. Parada era um posto medieval que obrigava os moradores a acolher, sem reservas, determinadas nobres e membros da coroa. Daí que, por corruptela, se lhe ter dado o nome de Paradela. No fundo, a parada era a refeição que todos os habitantes de uma aldeia eram obrigados a dar aos seus superiores.
Agora, tal já não sucede, no entanto, recebe os seus visitantes, apesar de não serem da nobreza, de braços abertos e com uma grande hospitalidade.
Quem estiver interessado em conhecer esta aldeia puderá encontrar como património a igreja matriz, a capela da N. Sr.ª da Assunção, que fica na anexa Salgueiro, que por acaso é uma povoação pequena, que mantém a arquitectura das casas de pedra. Poderá ver também o cruzeiro e o fontanário público (património etnográfico). Serviços poucos tem, não estivessemos nós a falar do interior ostracizado e refundido, mas mantém a sua casta natural, onde o ar e tudo o que a rodeia é made in nature.

Leila Rebelo Campos

No hay comentarios:

Publicar un comentario