lunes, 15 de noviembre de 2010

Meirinhos



Quarta-feira, 10 de Novembro 2010

O interessante topónimo "Meirinhos", tem dado azo às mais diversas interpretações; tem sido associado ao nome próprio masculino "Merinus", havendo mesmo quem coloque a hipótese de este ter sido um presbítero, eventualmente beneditino, que terá vivido na localidade ainda antes da fundação da Nacionalidade; assim se explicaria o nome da freguesia e o seu padroeiro; uma outra tese refere que "Merinus" foi um cortesão importante e poderoso, naquela época. Na opinião constante do povo, por mais teses científicas que possam ser apresentadas, o nome da sua terra vem da lã meirinha, muito famosa na região.
O povoame
nto da freguesia é por certo bastante remoto; a topografia do território em que se encontra Meirinhos, oferece boas condições de defesa e recursos naturais, como o rio Sabor, o que terá influído a precoce fixação humana no território. No lugar de Prado da Rodela, apareceu à alguns anos uma fraga com uma inscrição, em parte ilegível, mas que demonstra ser de grande antiguidade. As gravuras, estudadas pelo eminente historiador J.R. dos Santos Júnior, são em pedra, constituídas por três partes, contudo unidas, ou seja: são do tipo litostríptico e têm forma de naveta.
Do património cultural e edificado da freguesia, destaca-se a célebre Ponte de Meirinhos, construí da em 1711, de estilo românico, apesar de não ser um estilo habitual da época; também a Igreja Matriz e a Capela de Santa Cruz, são importantes referências patrimoniais da freguesia de Meirinhos, que possui como anexa a Quinta de S. Pedro, um lugar com pouco mais de 25 casas, nos socalcos da serra, que nos faz lembrar as aldeias natal. Um local digno de passagem.
A agricultura co
ntinua a ser a principal actividade económica da população, assim como a criação do gado, actividade com raízes históricas muito fortes, pois que em tempos não muito longínquos, ainda abundavam as grandes variedades de gado, sobretudo lanígero; no entanto, outras actividades se desenvolveram, de forma a criar melhores condições económicas e consequentemente de vida, para a população.

Ficam aqui algumas fotos ( a terceira foto abaixo colocada é um castro romano) . A história foi retirada do site de Junta de Freguesia de Meirinhos, http://www.meirinhos.com/index.php

Leila Rebelo Campos

3 comentarios:

  1. Bonito sitio pero parece un poco melancólico.

    ResponderEliminar
  2. Apenas para informar que o site de Meirinhos, passou a ser:

    www.meirinhos.pt

    Obrigado

    Luís Fernandes

    ResponderEliminar