viernes, 22 de octubre de 2010
Curvas e contracurvas
Terça-feira, 19 de Outubro de 2010
Destino: Vinhais
144 Kilómetros separam a minha vila espanhola Villarino de los Aires de Vinhais. Abri a janela e lá estava do outro do vale a minha vista favorita...Portugal. No meio o rio Tormes que por entre Arribas e escarpas se encontra em "Ambasaguas" com seu fraterno irmão de percurso, o Rio Douro.
E, é neste ponto em concreto, que começa a aventura, uma entre 187 que nos espera pela frente. Vinhais o primeiro destino.
Depois de andar por entre estradas serpenteadas, finalmente chegámos a esta vila transmontana. Um cheiro familiar reportou-me, de imediato, até à terra da minha avó. Parecia que estava em casa, apesar de nunca ter pisado esta terra . A imponência natural do Parque de Montesinho protege esta localidade que se autodenomina como a "Capital do Fumeiro" e a que possui o maior assador de castanhas (está no Guiness Book).
Entre o castelo/muralhas (ou o que restam deles), quelhas, ruas,gastronomia, pessoas, história, tradição e paisagem...tudo foi uma desgustação dos sentidos, que culminou na magnifica vista do percurso pedestre da Cidadelha. Houve ainda tempo para ver e registrar o Parque Biológico, que é um exemplo da sinergia entre a natureza e os seus seres, nomeadamente, espécies de aves, cabras, porcos, javalis, burros mirandeses e até um casal de veados, tudo refinado com ar puro e bucolismo.
Terminada a Jornada-Vinhais houve ainda tempo para visitar a Mãe de uma amiga (Sónia Matias, a quem desde já deixo um beijo), D. Ondina, que como boa cicerone transmontana que é, convidou-me a degustar um pastel de Vinhais, que por sua vez estava delicioso.
Como postal, captei a última fotografia de Vinhais, mas a primeira de muitas, no alto da sua encosta, que a todos convida a uma visita e a um Volte Sempre!
Leila Rebelo Campos
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario